Benefícios

O Bisfenol A (BPA) é o monômero-chave para as resinas epóxi e para o policarbonato, um dos plásticos mais resistentes e versáteis disponíveis.

O policarbonato é utilizado em uma ampla gama de aplicações industriais e de consumo devido aos benefícios que oferece:

  • Alta durabilidade: O policarbonato é um material muito resistente, com aplicações desde a construção civil até a produção de CDs, DVDs e outros artigos de consumo.

  • Resistência ao impacto e à ruptura: Graças à alta resistência ao impacto, o policarbonato oferece muita segurança e comodidade para aplicações em que a resistência ao impacto e à ruptura é essencial, como, por exemplo, capacetes para motociclistas e ciclistas, capacetes profissionais, lentes de óculos.

  • Transparência: O policarbonato é um plástico que oferece excelente transparência e visibilidade, permitindo melhor a passagem da luz do que materiais alternativos. Essa transparência faz do policarbonato um material importante e muito valorizado na fabricação de lentes, óculos protetores, janelas de cabine para aviões e automóveis.

  • Leveza: Para muitas de suas aplicações (por exemplo, tetos para estádios esportivos e para-choques), o policarbonato oferece o benefício extra da leveza, que contribui para a criatividade arquitetônica, além da redução dos custos financeiros e ambientais relacionados ao transporte de materiais.

  • Estabilidade térmica: O policarbonato demonstra boa resistência ao calor, propriedade muito benéfica em inúmeras aplicações. Permite melhor higienização, por suportar limpeza a altas temperaturas.

As resinas epóxi são utilizadas numa ampla variedade de aplicações industriais e de consumo, dada a excelente combinação das propriedades que oferecem, o que aumenta substancialmente a segurança e a sustentabilidade dos produtos em que são usadas.

  • A aplicação de formulações da resina epóxi líquida de baixa viscosidade pode ser feita sobre uma grande variedade de superfícies e diversas temperaturas (desde temperatura ambiente até 250°C), proporcionando revestimentos protetores de alta durabilidade com resistência à corrosão, muito importantes para o uso em automóveis, pontes de aço, geladeiras etc.

  • A formulação de sistemas de resinas epóxi de baixa viscosidade e grande variedade de pigmentos e cargas permite a criação de revestimentos e peças coloridas. As peças produzidas com formulações sem solventes podem ser de grande porte, devido à alta estabilidade dimensional das resinas epóxi durante a cura. Essas peças são usadas, por exemplo, em aparelhos de conexão ou transformadores de centrais elétricas.

  • As resinas epóxi líquidas de baixa viscosidade também podem ser utilizadas para impregnar vidro e/ou fibra de carbono. Depois da cura, o resultado é um compósito tridimensional de alto rendimento, com excelentes propriedades mecânicas. Esses compósitos podem ser moldados para construir, por exemplo, grandes hélices eólicas e cascos de embarcações. O tratamento desses compósitos em grandes prensas proporciona laminados de alto rendimento para aplicações elétricas ou estruturais. Tais materiais compostos mantêm sua força e suas propriedades, inclusive quando sujeitos a oscilações de temperatura ou expostos a ambientes químicos. São utilizados, por exemplo, na fabricação de equipamentos esportivos, materiais de construção e bicicletas mais leves.
Copyright© 1996-2011, ABIQUIM Associação Brasileira da Indústria Química. Todos os direitos reservados.
Av. Chedid Jafet, 222, Bloco C — 4º andar, Vila Olímpia, São Paulo - Cep: 04551-065 - Fone: 11 2148-4700 - Fax: 11 2148 4760
Desenvolvido por Ágade Soluções E-criativas