O Bisfenol A e a obesidade

Não existem dados científicos que apoiem as alegações de que a exposição ao Bisfenol A (BPA) pode causar obesidade. Autoridades europeias confirmaram que não existem provas válidas de que alguma dose de BPA produza obesidade em animais ou seres humanos, nem de que doses baixas de BPA afetem o peso corporal de roedores tratados no útero, através de lactância ou diretamente.

Recentemente, alguns meios de comunicação informaram que a exposição ao BPA poderia estar vinculada à obesidade. Tais afirmações se baseiam em um pequeno número de estudos, com várias limitações (por exemplo, um pequeno número de animais por grupo, um número limitado de níveis de dosagem, uso de uma via de exposição inadequada, falta de coerência). Os estudos com essas características também são considerados nas avaliações regulamentares. No entanto, as autoridades europeias basearam sua opinião em resultados de estudos mais globais, que respeitam as boas práticas de laboratório (BPL) e que atendem as diretrizes aceitas para a correta realização de testes científicos.

Há pouco tempo, cientistas e autoridades sanitárias, inclusive a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), o Centro de Avaliação de Riscos para a Reprodução Humana (CERHR) e o Ministério da Saúde do Canadá, examinaram a literatura científica sobre a toxicologia do BPA em mamíferos, incluindo grandes estudos (que cumprem ou superam as diretrizes da OCDE) por via oral, bem como pequenos estudos que utilizam vias de administração orais e não orais (parenteral). Todos os encarregados dessas revisões concordam com a conclusão de que a exposição ao BPA não produz obesidade em roedores.

O relatório recém publicado pelo Programa Nacional de Toxicologia (NTP) dos Estados Unidos sobre BPA concluiu que "atualmente não há provas suficientes para concluir que a exposição ao Bisfenol A durante o desenvolvimento predispõe os animais de laboratório a desenvolver obesidade ou doenças metabólicas como diabetes, em etapas posteriores da vida..." O NTP concorda com o Grupo de Especialistas de CERHR de que os efeitos do BPA sobre o peso corporal em "baixas" doses não têm consequências.

Mais informações:

Documento de Posicionamento: Declaração do Grupo PC/BPA sobre Obesidade

Resumo da EFSA, opinião completa e atualizações

Programa Norte-Americano de Toxicologia (NTP): Relatório final sobre o Bisfenol A

Estudo em Duas Gerações de Toxicidade Reprodutiva de Bisfenol A (BPA) ingerido em CD-1(R) (Swiss) Mice Rochelle W. Tyl, Christina B. Myers, Melissa C. Marr, Carol S. Sloan, Nora P. Castillo, M. Michael Veselica, John C. Seely, Stephen S. Dimond, John P. Van Miller, Ronald N. Shiotsuka, Dieter Beyer, Steven G. Hentges, e John M. Waechter (2008).

Derivação de uma dose oral de referência de Bisfenol A (RfD) e concentração equivalente em água potável.- Willhite CC, Ball GL, McLellan CJ (2008) J Toxicol Environ Health B Crit Rev.

Relatório do Painel de Especialistas do NTP-CERHR sobre a Toxicidade Reprodutiva e de Desenvolvimento do Bisfenol A. - Chapin R, Adams J, Boekelheide K, Gray L, Hayward S, Lees P, McIntyre B, Portier K, Schnorr T, Selevan S, Vandenberg J, Woskie S (2007)

O impacto atualizado da avaliação de evidências sobre efeitos reprodutivos e de desenvolvimento de doses baixas de Bisfenol A (2006). - Goodman JE, McConnell EE, Sipes IG, Witorsch RJ, Slayton TM, Yu CJ, Lewis AS, Rhomberg LR.

Impacto da avaliação de evidências sobre efeitos reprodutivos e de desenvolvimento de doses baixas de Bisfenol A. Análise de Riscos Humanos e Ambientais de 2004. - Gray, G. M., Cohen, J. T., Cunha, G., Hughes, C., McConnell, E. E., Rhomber, L., Sipes, I. G. and Mattison, D.

Estudo em três gerações de toxicidade reprodutiva de Bisfenol A ingerido em ratos Sprague-Dawley. - Tyl RW, Myers CB, Marr MC, Thomas BF, Keimowitz AR, Brine DR, Veselica MM, Fail PA, Chang TY, Seely JC, Joiner RL, Butala JH, Dimond SS, Cagen SZ, Shiotsuka RN, Stropp GD, Waechter JM. 2002.

Copyright© 1996-2011, ABIQUIM Associação Brasileira da Indústria Química. Todos os direitos reservados.
Av. Chedid Jafet, 222, Bloco C — 4º andar, Vila Olímpia, São Paulo - Cep: 04551-065 - Fone: 11 2148-4700 - Fax: 11 2148 4760
Desenvolvido por Ágade Soluções E-criativas